Como corrigir ou reparar problemas na inicialização (boot) do Windows 8

O Windows 8 recebeu uma boa quantidade de melhorias em diversos setores do sistema de comparado a seus antecessores. O gerenciamento de atualizações do sistema e os recursos de restauração e reparo são algumas dessas melhorias, contudo, a longa história de problemas de dual boot quando instalada diferentes versões do sistema em uma só máquina, problemas relacionados a MBR corrompida além de problemas variados no BCD é algo crônico nos sistemas da Microsoft, apesar da solução agora estar mais simples de ser resolvida do que nunca.
Sempre que nos deparamos com problemas na inicialização do sistema é algo extremamente desagradável, pois isso impede a utilização do computador e o acesso a dados e documentos importantes. Qualquer dual boot mal sucedido ou configuração inadequada na configuração de inicialização do computador pode ser fatal.
Como corrigir ou reparar problemas na inicialização boot do Windows 8

Como corrigir problemas na inicialização do Windows 8

Uma das maneiras mais simples de corrigir quaisquer problemas na inicialização do novo sistema da Microsoft é através do DVD de instalação ou um pendrive bootável do Windows 8. Aqui está o tutorialpara criar o pendrive bootável e no final desta página é possível baixar a ISO trial do Windows 8, suficiente para esta finalidade.
De posse com o DVD ou pendrive do Windows 8, inicie o computador com o pendrive ou o DVD como prioridade (isso pode ser feito através da configuração da BIOS sendo que muda de computador para computador), embora possa funcionar sem nenhuma configuração adicional na BIOS.
Assim que o instalador iniciar configure o idioma e o layout do teclado e clique em “Avançar”. Na tela conforme figura abaixo selecione a opção “Reparar o computador” ou “Repair you computer” no caso do sistema estar em inglês.
Como corrigir ou reparar problemas na inicialização boot do Windows 8
O próximo passo é escolher a opção “Solução de problemas” (Troubleshoot) e depois e “Opções Avançadas” (Advanced options).
corrigir problemas inicialização Windows 8
A primeira tentativa aqui é tentar a opção “Reparo Automático” (Automatic Repair).
Se isso resolveu seu problema, parabéns! Caso contrário, continue lendo:
Volte para as opções avançadas e escolha o “Prompt de Comando”. Indo para o caminho mais fácil para resolver o problema, digite os seguintes quatro comandos no prompt:
bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot
bootrec /scanos
bootrec /rebuildbcd
problemas na inicialização do Windows 8
Recebida a confirmação reinicie a máquina.

O problema não foi resolvido. E agora?

Volte novamente ao Prompt de comando e tente o seguinte:
Digite o comando “bcdedit”. A lista de itens aparecerá no Gerenciador de Inicialização do Windows e no Windows Boot Loader. Procure por problemas no “Under Windows Boot Manager” e Under Windows Boot Loader”. Execute os seguintes três comandos para corrigir as configurações:
bcdedit / set {default} device partition = c:
bcdedit / set {default} osdevice partition = c:
bcdedit / set {bootmgr} device partition = c:
Se nenhuma dessas alternativas conseguiu resolver o problema, talvez o problema esteja parte física da máquina.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência do Cabo UTP - PADRÃO 568-A

Como Bloquear o ULTRA-SURF

Servidor de Email ZIMBRA (Instalação)